As coisas mais belas da vida
Dia 28 de julho de 2011, a Escola de Educação Básica Santo Antônio levou cerca de 41 alunos para Chapecó, acompanhados pelo professor Francisco e pela organizadora Alésia.
Chapecó é uma linda cidade, mas o nosso destino era um lugar mais afastado, onde está localizada a Verde Vida, uma fundação onde o lixo é reaproveitado, a separação funciona da seguinte forma: um caminhão traz sacoladas e sacoladas de lixo, essas são colocadas em uma esteira, onde são separados os lixos reaproveitáveis, há também a prensa de plástico, onde o plástico é prensado e depois passado adiante. Mas e se todos nós separassemos adequadamente o lixo, será que essas pessoas ainda precisariam ficar tanto tempo na separação? Vamos por a mão na consciência e ajudar!
A Verde Vida é também uma fundação onde funcionam cursos como computação, capoeira, dança, manicure e pedicure, entre outros.
Saindo da Verde Vida e andando mais alguns quilômetros, chegamos ao CETREC, que é uma espécie de centro de treinamento agrícola, onde o verde é abundante, onde as belezas da natureza são vistas e sentidas. Conhecendo um pouco a mata, sabemos hoje que o solo é formado por rochas, isso se deve ao fogo (sol), água (chuva) e ar (vento). A terra por cima é mais fofa, pelo fato de haver muitas folhas e raízes espalhadas por esse chão. Outro item interessante é a rotação de culturas, onde não se pode em dois anos seguidos plantar plantas do mesmo gênero, como batata e tomate. Mas e a horta? Há, a horta é uma das melhores coisas, é ali que é produzido o alface, repolho, enfim, todas as verduras que saboreamos nas refeições. Para o crescimento ser melhor é importante fazer uma espécie de sanduíche com palha e restos de comida que não foi e nem serão mais aproveitados, mas ali tem uma enorme importância. É como a natureza pode ser linda, deixando ela agir naturalmente, deixando as cadeias alimentares agirem. Como é bom sentir a natureza!
Antes da volta, passamos pelo aeroporto, onde estava um avião da Gol, que teria pousado a pouco tempo, foi tão legal, nunca tinha visto um avião tão grande na minha frente.
E saindo do aeroporto, acaba a nossa viagem e o nosso destino final é Santo Antônio.
Depois dessa viagem, levei para a minha vida a seguinte lição: as melhores e mais belas coisas da vida estão nos pequenos detalhes.
Só tenho a agradecer a CETREC, Verde Vida e ao aeroporto pela compreensão e pelo acolhimento nesse dia de descobertas, a Alésia, professor Francisco e em especial a EPAGRI que nos deu essa oportunidade.