quinta-feira, 4 de agosto de 2011

RELATO DA ALUNA RAFAELA SOBRE A VIAGEM DE ESTUDOS À CHAPECÓ

Aprendizagens

No dia 28 de julho fizemos uma viagem de estudos a Chapecó, onde visitamos o CETREC, o projeto Verde Vida e o Aeroporto Serafin Enoss Bertaso.
     Primeiramente visitamos o projeto Verde Vida que é uma instituição sem fins lucrativos que recolhe o lixo em frente a casas, prédios e comércios e leva-o para o local de reciclagem, fazendo a separação, reciclagem e vendendo-os novamente para as indústrias. Neste mesmo projeto são oferecidos cursos como informática, judô, dança, música, e entre outros, contando também com uma biblioteca e sala de xadrez, para jovens e adolescentes em situação de risco, de famílias pobres, que estão com boa média escolar e não se envolvem em brigas nas ruas, para fazer estes cursos no horário que estão fora da escola. Estes jovens após concluírem o Ensino Médio são encaminhados para trabalhar em instituições financeiras. Este programa já é exercido há alguns anos e já encaminhou cerca de 150 à 200 jovens para o mercado de trabalho, formando assim uma sociedade mais competente e séria.
       Em seguida fomos para o CETREC. Durante a tarde fizemos uma caminhada pelo centro de treinamento, onde aprendemos e vimos muitas coisas, entre elas que leva cerca de 100 a 200 anos para criar 1 cm de solo, além de algumas técnicas de manejo que estão sendo utilizadas e estudadas. A nova técnica que está sendo utilizada consiste em fazer um canteiro com palhas, colocar por cima das palhas uma camada de restos de alimentos gerados na cozinha e sobre o resto de alimentos mais uma camada de palha. Após a decomposição destas camadas, é usado um instrumento para fazer furos e plantam-se as mudas de hortaliças. Também devemos manter o solo coberto, pois se deixarmos descoberto, a chuva arrastará a terra para o leito dos rios e, consequentemente, para a água que bebemos. Além da melhor qualidade de vida que temos se moramos no campo, podemos também economizar dinheiro fazendo nossa própria horta, e o mais importante, sem o uso de agrotóxicos. Além de muito educativa, a visita ao CETREC foi muito divertida. Pois devemos preservar e cuidar do solo que temos, pois ele é quem gera a nossa comida de cada dia.
      O último local visitado foi o Aeroporto Serafin Enoss Bertaso. Chegamos bem no momento da decolagem do avião. Como muitos alunos nunca haviam visto um avião de perto, foi uma grande emoção.
      Após esse dia de muitas aprendizagens, voltamos para casa com a bagagem cheia... De emoções, aventuras, experiências e novos conhecimentos.